Eurobarômetro. A imagem da UE é a mais positiva de sempre

Eurobarômetro. A imagem da UE é a mais positiva de sempre

Na fase pós-Brexit, 68% dos europeus acreditam que seria benéfico para o seu país pertencer a uma Europa de 28 nações. O valor para os portugueses subiu para 78%.

O último Eurobarómetro mostra que a imagem da União Europeia (UE) está em ascensão entre os europeus, com um recorde de 68% dos inquiridos a acreditar que seria benéfico o seu país pertencer a 28 países europeus. Em Portugal, esta percentagem continua a ser a mais elevada: 78%.

Este é o recorde mais alto desde 1983, e a pesquisa destacou dados da pesquisa que mostram que uma esmagadora maioria dos portugueses (72%) votaria para permanecer na UE em um referendo semelhante ao Brexit.

Os restantes europeus seguiram o sentimento português com um valor ligeiramente inferior – 66% disseram que também votariam pela permanência.

Na pesquisa de setembro, “a maioria dos indicadores pró-UE mostraram mudanças positivas, sugerindo uma maior conscientização sobre os benefícios de aderir à UE após o referendo do Reino Unido em 2016”, destaca a nota de lançamento do Eurobarômetro.

Os cidadãos também estão mais satisfeitos com o funcionamento da democracia da UE (61% contra 55% em Portugal e 49% na Europa em abril) em comparação com dados de pesquisas anteriores.

Quanto ao Parlamento Europeu (PE), 43% dos portugueses têm uma imagem positiva da instituição, equivalente à quinta percentagem mais elevada da UE. Ainda assim, Portugal foi “o quarto mais favorável ao papel intervencionista do Parlamento Europeu (64% face à média europeia de 48%)”.

Além de ser parte da União Europeia é considerado “uma coisa boa” por 62% dos europeus – o mais alto dos últimos 25 anos – o Eurobarômetro também mostra que os europeus entendem as eleições europeias. 41% sabiam quando aconteceriam (maio de 2019), o que se traduz em um aumento de 9 pontos percentuais em seis meses.

No caso de Portugal, 63% dos inquiridos não especificaram essa data.

Na hora de escolher os temas que querem debater na campanha, os europeus são unânimes, escolhendo a economia e o crescimento e combatendo o desemprego juvenil.

“À medida que os detalhes do acordo do Brexit estão sendo elaborados, esses números mostram uma crescente conscientização sobre os benefícios da adesão à UE. No entanto, ainda há muito a ser feito. A cooperação e a solidariedade contínuas em nível europeu para responder às preocupações dos cidadãos é crítico”, disse o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tagani, comentando os resultados do Eurobarômetro.

Fonte: Expresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria e Assessoria Migratória